Instalando o NXServer passo a passo

Uma aplicação muito boa para acesso remoto é o NXServer. Esta aplicação emula a tela da máquina remota como se você estivesse sentado na frente dela e tudo de uma maneira bem rápida em conexões de banda larga, mesmo nas mais simples.

Vou neste post explicar como se instala a aplicação cliente para Windows (também chamada NXClient), desde seu download até o seu uso.


Download

A primeira tarefa para utilizar um programa é baixá-lo. O NXServer pode ser baixado a partir deste link. As instruções para o download estão nos passos 1 a 3.

Passo 1

Passo 2

Passo 3


Instalação

Uma vez feito o download do instalador do programa, vem a instalação. Ao abrir o instalador seguem os passos 4 a 10, numa sequência rápida de "Next"s, "Sim"s e "Finish"s.

Passo 4

Passo 5

Passo 6

Passo 7

Passo 8

Passo 9

Passo 10


Configurando o programa

Até então foi bem simples baixar e instalar o programa. A configuração do NXServer é bem importante, por isso iremos bem passo a passo. Para abrir o programa é só clicar no atalho que foi colocado na área de trabalho, como na figura do passo 11.

Passo 11

Um assistente será aberto (passo 12) e começa a configuração de uma sessão do NXServer.

Next!

Passo 12


No passo 13 deve-se colocar o nome da sessão (que tal o nome da máquina?) e do host (algo como maquina.meteoro.ufrj.br). O bloquinho deve ser deslizado para MODEM (dica do David e funciona!).

Passo 13

Next!

No próximo passo deve-se selecionar o sistema e o ambiente gráfico (aqui na UFRJ o normal é deixar "UNIX" e "GNOME") e logo abaixo definir como será o ambiente de trabalho. O ideal é decidir entre Full Screen e Available Area.

Passo 14

Next!

No passo 15 é para selecionar as duas caixinhas e...

Passo 15

Next!

A janela seguinte é a configuração avançada da sessão do NXServer. Aqui vamos mudar as configurações da qualidade do display e a chave da máquina que queremos acessar. Vamos clicar em Settings, como mostra no passo 16 e ver uma janela como a do passo 17. Em Quality, clique em Use custom JPEG quality e deslize o bloquinho para um valor baixo. Quanto menor o valor pior a qualidade da imagem mas melhor o desempenho do NXServer. Uma qualidade 4 ou 5 já dá pra ver bem um campo meteorológico e aumenta bem a velocidade do programa. Se você não for ver figuras e for usar apenas terminal, configure para 1 ou 2 que já é o suficiente!

Passo 16

Passo 17

Ok!

Vamos agora clicar no botão Key marcado na figura do passo 18. Uma chave de conexão é mais uma segurança utilizada pelo NXServer. Só quem tem acesso a esta chave é o administrador da máquina, portanto é o único passo em que o usuário precisa de suporte para usar o emulador. Sem a chave não há como conectar o serviço. Uma vez colada a chave correta na figura do passo 19, clique em Save!

Passo 18

Passo 19

Pronto. Agora é só colocar seu login e senha e clicar em Login!

Passo 20

Ele deve dar vários avisos, mas é só ir aceitando até abrir a tela como se você estivesse na frente da máquina.

Em alguns casos é preciso instalar algumas fontes extras que estão lá no link de download (passo 21). Nesse caso o administrador da máquina irá avisar você da necessidade e de qual fonte instalar.

Passo 21

Fácil? Nem tanto! Útil? MUITO ÚTIL!

4 comentários:

Unknown disse...

Este post vai ser um sucesso! Mto difpicil instalar este negócio! risos

Lvcivs disse...

ah tozzi, isso aí é até fácil, rsrsrs

quero ver tutorial pra instalar no servidor!!! ehhehehe

Tozzi disse...

hehehe
Pior é q eu achei vários tutoriais para instalar em servidores mas nenhum para instalar o cliente em Windows. Por isso que resolvi escrever esse post. Muita gente estava perguntando!

Unknown disse...

como faço para enchergar as imagens? ¬¬' rs