Sensação térmica

Mês passado um colega meu me passou o link de um site de previsão do tempo. O site é o WebTempo, com um design legal e um atrativo interessante: uma previsão de sensação térmica usando um algoritmo bem avançado.

Para quem não sabe, sensação térmica é uma medida que representa a percepção da temperatura por um indivíduo usando uma combinação de informações do ambiente e do seu corpo. Ela é baseada no conceito subjetivo de Conforto Térmico (sensação térmica considerada agradável ao homem).

As fórmulas para calcular essa temperatura são as mais diversas, passando desde a tabela clássica do INMET relacionando temperaturas do ar e vento até o sistema deste site. No WebTempo, esta variável é calculada a partir da cidade onde a pessoa se encontra, sua idade, peso, altura, sexo e até tipo sanguíneo! Legal, né?

Mais ou menos. Na minha opinião, se já temos dificuldade em validar dados de estação, imagine sensação térmica para todas as pessoas e em todo o país!

Lembro que utilizávamos no LPM um índice de sensação térmica desenvolvido para a cidade do Rio de Janeiro na nossa página antiga e toda semana alguém de Petrópolis ou da região dos lagos vinha comentar que o índice estava errado. Era a nossa informação versus a sensação deles! Bem subjetivo, certo?

No próprio site do WebTempo se mudarmos alguns poucos parâmetros a sensação muda drasticamente. Fiz alguns exemplos abaixo:


Na figura, o primeiro bloco é a sensação térmica para mim no Rio de Janeiro. Enquanto que o ambiente estava 29,6°C eu "sentia" 35,4°C. No segundo bloco eu virei um anão balofo e minha sensação térmica só mudou para 36°C. Já no terceiro mostra que se eu tivesse nascido XX ao invés de XY eu sentiria 36,9°C. No quarto bloco o mais impressionante: se meu sangue fosse O+ eu sentiria 39,3°C, quatro graus a mais de calor que A+ e dez graus a mais que o ambiente!

Não sei se algum dia seremos capazes de medir o acerto de uma previsão desse tipo mas até lá a sensação térmica será um valor bem subjetivo e difícil de se avaliar a qualidade. Tanto na escala de pessoa quanto na escala de cidades e regiões do país.

Bem, essa é minha sensação!

3 comentários:

Anônimo disse...

Oi Querido !!
Obrigada por tua visita no meu espaço !!!
Estou meio de recesso, mas vou te linkar para voltar aqui e ler o artigo.
bjs e Feliz Natal !!!!
E um ano novo de muita paz, harmonia, saude e muita vontade de lutar por um mundo melhor e um meio ambiente com mais equilibrio não é mesmo???

bjs

André Dalastra disse...

Fala cara, blz?

Visitei seu site e gostei bastante.

Sempre que tiver algo relacionado a meteorologia, tempo, vou te indicar, blz?

Abraço

Anônimo disse...

Pois é. Tb acho isso mto arriscado. Gostaria de saber que critérios eles usaram pra definir estas variáveis para o cálculo. De repente vou usar o fale conosco...