Moda e Meteorologia

Algo ainda muito pouco explorado no Brasil é a utilização de informações meteorológicas no setor de vestuário, tanto em previsões de tempo quanto em clima.

Sabe-se que alguns consultores de grandes magazines utilizam alguns dados simples de previsão climática para organizar seus estoques nas mudanças de estação. Essa semana mesmo recebi um email promocional da Climatempo oferecendo uma consultoria de meteorologia voltada para moda. Um printscreen do email está aqui na figura ao lado.

Acredito que este tipo de consultoria tem tudo para dar certo, não só no caso da Climatempo mas com as empresas de meteorologia em geral. As informações de tempo e clima são muito complexas e sempre é necessário adaptar e refinar os dados para a necessidade do cliente.


Um case bem interessante sobre consultoria de meteorologia para o mercado de vestuário é o da empresa canadense The Weather Network. Esta empresa (também chamada de MétéoMédia, na sua versão em francês) disponibiliza gratuitamente na sua página uma dica de que tipo de roupa usar.

Num produto ainda mais focado ao usuário, o site tem uma longa lista de escolas e faculdades do Canadá e ao clicar em uma delas é possível ver não só a previsão de tempo para o local mas também qual roupa é recomendada para se usar na ida e na volta da escola. Um exemplo está aqui, para a Dorset College, na província de British Columbia.

O mercado e a necessidade existem, resta apenas fazermos um trabalho de qualidade e que mostre o quanto a meteorologia nacional tem a contribuir com as áreas mais diversas!

5 comentários:

Mary disse...

Eu gostaria de saber como este tipo de previsão é apresentada para pessoas que não são meteorologistas. A previsão climática é extremamente complexa no desenvolvimento, mas o problema é que o resultado na maioria das vezes é simplista: vai estar mais quente que o normal, vai estar mais frio que o normal ou vai estar normal. Sem falar que isso ainda é mascarado pelas "médias do que é normal".

Em outras palavras, se a previsão climática erra, acontece justamente o oposto do que se previu! A minha curiosidade é sobre o que as empresas fazem nestes casos...

Armindo Ferreira disse...

Olá Tozzi parabéns pelo artigo e muito obrigado pela visita! abs Armindo.

BHY disse...

Interessante o artigo.
;-)

José Ricardo disse...

Obrigado pela visita ao Moda Lingerie e pela indicação do serviço.

Rodrigo Barreto disse...

Fala Tozzi! Tudo bem?

Obrigado pela visita ao meu blog. Tô postando lá fotos de fenômenos que, a princípio, observo lá de casa!
Já conferi o blog de vocês e também inclui na minha lista de blogs recomendados! Gostei bastante das matérias que você postaram!

feliz ano novo pra ti também!