Ensino de Meteorologia e Oceanografia - parte 2

Continuando o post sobre Ensino de Meteorologia e Oceanografia, chegou a hora de apresentar uma fonte interessante de informações de ensino no Brasil. O site do laboratório do Master (Meteorologia Aplicada a Sistemas de Tempo Regionais), da USP, tem uma seção de ensino bem completa. Lá nesta seção é possível encontrar vários tópicos dos mais diversos assuntos, de notas sobre dinâmica até uma apostila de fortran.

Com certeza que a seção é feita de contribuições esporádicas dos professores pois o formato sobre cada assunto é bem diferente, mas acredito que só de reunir tudo num só lugar já facilita a vida de todos.

Estava conversando com alguns amigos a respeito da carência de um portal de ensino de meteorologia, com produtos de ensino do nível fundamental ao nível acadêmico. Muito se discuti se isso é responsabilidade da SBMET, das próprias instituições de ensino técnico ou superior, ou ainda de outros órgãos. O ruim é que muito se discute e pouco se faz.

Na internet só achei projetos para ensino médio que ao meu ver foram bem secos e pouco atrativos, como o projeto MACA (mas que nome é esse!!!) do INPE. Este projeto de Meio Ambiente e Ciências Atmosféricas deve ter sido uns dos primeiros projetos de ensino de meteorologia voltado para o ensino médio, mas pelo menos no site, ele foi feito muito objetivo, como se tivesse sido feito para um público acadêmico mesmo. Sem prender a atenção dos jovens é impossível passar qualquer conhecimento! Do restante a maioria é em formato de glossário (alguns muito bem feitos, como este glossário do CPTEC).

Fica no ar a proposta de uma espécie de wiki de ensino de meteorologia. Um trabalho voluntário mas necessário. Alguém topa?

Um comentário:

Lvcivs disse...

Lembor que chegamos a conversar sobre isso, mas em algo nível de graduação.... creio que algo no nível ensino médio e fundamental seja muito interessante, pois não envolve toda a física e cálculo da graduação. Interessante!