Animando mapas de meteorologia

Desde que eu entrei na faculdade de meteorologia eu acesso basicamente os mesmos sites e isso é apenas prova de que eles são muito bons. Mas o que me chateia é ver que estes sites quase não evoluíram com o tempo. Um exemplo disso é como as animações de campos meteorológicos são feitas.

Há muitos anos atrás nos EUA (acho que no NCEP ou NCAR, não recordo) adaptaram um código em javascript de animação de figuras para campos meteorológicos. Era basicamente uma barrinha com play, stop, pause, primeiro, último, mais e menos rápido, etc... Como toda grande invenção, logo foi copiada. Nós do LPM copiamos esse código na época e implementamos na nossa página (e por sinal ainda está lá)! Alguns grandes sites, mesmo mudando o design, ainda se baseam nesse javascript, como no caso do CPTEC.

Mas em quase 10 anos muita coisa muda e existem ótimas alternativas na internet para visualizar mapas de meteorologia. Vou comentar duas.

A primeira, que já tinha comentado num post anterior e que também incluímos no LPM, não é bem uma animação, mas sim um "navegador de figuras". A idéia é ter vários ícones dos mapas que, ao serem clicados, abrem uma caixa flutuante com o orginial da figura. Ao clicar com as setas direcionais você pode navegar nas figuras seguintes e anteriores.

Com essa idéia em mente e o ótimo script e suporte da Highslide (eu recomendo um passeio neste site!) eu implementei em menos de 2 horas uma página em PHP que checava o conteúdo de um diretório de figuras e criava dinamicamente um "mar de ícones" como o da figura acima. Com este "mar de ícones" é possível não somente ver uma sequência temporal de uma variável, mas de todas! Se for necessário ver alguma com mais detalhe é só clicar sobre ela e ir navegando com as setas do teclado. Isso no CPTEC seria algo muito útil, Gustavo Escobar que o diga!

Outra alternativa é um animador muito interessante em Java (não é Javascript, mas sim Java!). O applet AniS é desenvolvido pela mesma equipe que desenvolveu o VisitView no NOAA e é extremamente leve e poderoso.

Ele tem os mesmos recursos básicos que a versão em javascript que usamos no LPM (avança, retrocede, pausa, acelera, etc) mas agrega também ferramentas de zoom, de inclusão de overlays (ou layers, como preferir) e várias outras opções que facilitam a vida de quem desenvolve soluções web para meteorologia.

Com tanta coisa nova eu espero que até o fim do ano que vem nossos portais de meteorologia e previsão de tempo possam aposentar o javascript consagrado de animação e partir para soluções mais eficientes. Inclusive o LPM (considerem isso uma auto-crítica!).

Nenhum comentário: