Evolução das Previsões de Tempo

Esta semana implementamos no site do LPM uma ferramenta bem interessante. É uma figura que mostra, linha a linha, a evolução das previsões de tempo a medida que ela vai chegando mais perto de acontecer. Ela está no link Produtos Numéricos, opção Evolução das previsões categóricas.

No exemplo aqui do lado eu escolhi a cidade do Rio de Janeiro (estão disponíveis todas as cidades do estado do RJ) e a data de 11/11/2007. Como esta data é muito importante para mim gostaria de saber como foi que o modelo numérico WRF se comportou ao prever este dia.

A figura mostra que no dia 6/11 (linha de baixo, 5 dias antes) o modelo dizia que o dia 11/11 estaria parcialmente nublado e com uma chuvinha na madrugada do dia seguinte. Já na linha seguinte, a rodada do dia 7/11 indicava um dilúvio para a noite e a madrugada, acabando com meus planos de sair neste dia. As linhas seguintes mostram ainda alguma chuva em torno da noite e um repentino aumento da máxima do dia.

Mudanças como estas são sempre notadas mas nem sempre é possível identificar objetivamente essa variabilidade. Ver este desvio tão grande das previsões é sempre útil para saber qual peso o previsor dará a estas informações.

Esta ferramenta, como a maioria das utilizadas no site foi feita em PHP acessando dados de MySQL. Para o modelo de mesoescala WRF de 20km temos dados desde os primeiros meses do ano passado até os dias atuais. Temos dados mais antigos do modelo MM5, mas a ferramenta ainda não utiliza estes dados.

Nosso próximo passo é comparar estas informações com o observado. Por sinal, curti bastante esse dia e acabou que não choveu no meu bairro. Informações do Alerta Rio da Georio.

Um comentário:

Lvcivs disse...

Muito legal, Tozzi!!!

MAs por algum motivo, eu acho q a escala temporal fica melhor na horizontal... mas pode ser coisa do meu cérebro, ou melhor, da minha supersônica mente, eehheh

Abraço!