
A figura mostra que no dia 6/11 (linha de baixo, 5 dias antes) o modelo dizia que o dia 11/11 estaria parcialmente nublado e com uma chuvinha na madrugada do dia seguinte. Já na linha seguinte, a rodada do dia 7/11 indicava um dilúvio para a noite e a madrugada, acabando com meus planos de sair neste dia. As linhas seguintes mostram ainda alguma chuva em torno da noite e um repentino aumento da máxima do dia.
Mudanças como estas são sempre notadas mas nem sempre é possível identificar objetivamente essa variabilidade. Ver este desvio tão grande das previsões é sempre útil para saber qual peso o previsor dará a estas informações.
Esta ferramenta, como a maioria das utilizadas no site foi feita em PHP acessando dados de MySQL. Para o modelo de mesoescala WRF de 20km temos dados desde os primeiros meses do ano passado até os dias atuais. Temos dados mais antigos do modelo MM5, mas a ferramenta ainda não utiliza estes dados.
Nosso próximo passo é comparar estas informações com o observado. Por sinal, curti bastante esse dia e acabou que não choveu no meu bairro. Informações do Alerta Rio da Georio.
Um comentário:
Muito legal, Tozzi!!!
MAs por algum motivo, eu acho q a escala temporal fica melhor na horizontal... mas pode ser coisa do meu cérebro, ou melhor, da minha supersônica mente, eehheh
Abraço!
Postar um comentário