Google Earth e Meteorologia

Não é de hoje que o Google Earth é um programa bem interessante, mas com certeza as suas últimas atualizações trouxeram um algo a mais para nós meteorologistas.

Na última versão do programa foi incluída por padrão uma categoria de camadas chamada Clima, com dados do Weather Channel. Na categoria é possível incluir as camadas "Nuvens" (imagens de satélite), "Radar" (não tem dados no Brasil), "Condições e Previsões" (tempo presente e mais 4 dias de previsão) e "Information" (informações sobre o horário das imagens, previsões e etc).

Para quem quiser mais informações meteorológicas, algumas pessoas já começam a explorar o XML e o KML para incluir previsão de tempo no Google Earth.

Eu achei um KMZ bem interessante que se chama Prognóstico América Latina, e como o próprio nome diz, traz previsões para nossa região, tanto em forma de RSS por cidades (que no meu teste, além de travar meu programa várias vezes também abusa muito da conexão com a internet) quanto por mapas de prognóstico.

Na minha opinião, o uso de dados de meteorologia no Google Earth está apenas começando. Há uns meses atrás eu desenvolvi um sistema bem básico que visualizava dados de previsão em mapas de Google Earth e Google Maps. Eu me surpreendi com o potencial e a facilidade para implementar um sistema desses. Eu ia de MySQL diretamente para a API do Google como num passe de mágica. O desafio era (e ainda é) gerenciar e tornar intuitivo o uso de um sistema desse tipo, além de meios de plotar campos meteorológicos completos sobre o mapa do Google, sem pixelizar.

Além disso, para que fazer todo um sistema complexo de mapas interativos para visualizar dados nem sempre tão confiáveis de previsões e observações? Perde o sentido, não é?

Um comentário:

Carlos S. disse...

Então adicione os links dos meus 3 blogs no seu, que eu adicionei o seu link em meus blog, pode dar uma olhada lá e quando você linkar os meus blogs você me avisa. Os meus blog são

Imusics
http://imusics.blogspot.com/

I - Letras
http://i-letras.blogspot.com/

Templates do Blogger
http://www.templatesdoblogger.blogspot.com/

Fico no aguardo

abraços