Capitalismo espiritual

Hoje estava lendo o UOL e uma matéria me chamou a atenção. Era uma matéria da Revista Trip sobre um cientista indiano e sua idéia de "economia espiritual".

A chamada da matéria é " O cientista indiano Amit Goswami acredita que o capitalismo está perdendo espaço para o que chama de economia espiritual"

A matéria está AQUI e vale a pena ser lida. Eis um trecho:

“O que acontece quando uma corporação estimula a criatividade interna de todos os seus funcionários, permitindo a eles que abram suas almas? O meio corporativo, como um todo, torna-se mais feliz, e cheio de vitalidade e de significado. Mais ainda, a criatividade interna pode aumentar a criatividade externa de pessoas já abertamente criativas, e espinha dorsal de uma corporação inovadora.”

Eu concordo praticamente com tudo que este Amit diz e sou um exemplo de como um trabalho que valoriza a pessoa e seu bem estar extrai o melhor de seus funcionários.

Só não sei direito se em todo tipo de trabalho será possível zelar pelo bem estar do trabalhador, como em trabalhos pesados e arriscados (tipo minas e etc). Estes são locais onde nem o capitalismo ainda chegou, onde ainda impera o feudalismo.

Bem, torçamos para que os robôs cheguem logo! Mas isso é assunto para outro(s) post(s)!

Nenhum comentário: