Matéria de variabilidade climática no mestrado

Nesse período do mestrado eu fiz uma matéria na Meteorologia chamada Variabilidade Climática. A matéria, apesar de ser bem longa e complexa, foi bem interessante e me acrescentou muito profissionalmente.

Como cientistas, nós não podemos ver a ciência apenas como números, equações, grades e experimentos. Temos que ver a ciência aplicada na vida cotidiana e toda essa mobilização em torno das mudanças climáticas, IPCC, cenários e etc tem sido bem interessante para nossa formação como meteorologistas.

Estou colocando abaixo algumas apresentações da última metade do curso, sobre as mudanças climáticas. O material é todo da professora Claudine Dereczynski, do departamento de Meteorologia da UFRJ.

  • Mudanças_Climaticas_Globais_060808.ppt

  • Unidade2_Técnicas_Reconstrução_Climas_Passados.ppt

  • Unidade4_Variabilidade_Natural.ppt

  • Unidade5_Negociações_Internacionais.ppt


  • Este material cobre desde os protocolos internacionais até detalhes sobre as técnicas de reconstrução de climas passados. É um material bem abrangente.

    A outra metade do curso, ministrada pela professora Maria Gertrudes Justi, será colocada em breve num post à parte. O tema era sobre as oscilações que regem a variabilidade climática.

    Vale a pena dar uma boa olhada neste material (o ideal é ouvir a explicação também, claro...).

    Nenhum comentário: