Meteorologia e Web 2.0 - Parte I

Há algumas semanas eu estava ministrando um curso sobre pós processamento para meteorologistas e analistas de sistema de vários estados brasileiros e discutimos por um bom tempo os desafios de se manipular a informação gerada por modelos de alta resolução e figuras em geral. Antes mesmo deste curso isso já era uma preocupação minha, como escrevi até num post anterior aqui no blog.

Bem, esse assunto me deixou muito encucado e ao procurar em sites nacionais e estrangeiros não vi resposta alguma a esse problema. Sei que alguns locais geram informações em alta resolução e baixam a resolução na hora de dar o display e outros locais geram uma determinada grade e só dão display de uma parte dos dados. Ou seja, ninguém procura REALMENTE RESOLVER O PROBLEMA, APENAS O CONTORNA.

Com isso em mente gastei uma semana procurando idéias interessantes que pudessem ser úteis aqui para o LPM. Estamos num momento onde temos a capacidade de integrar modelos com facilidade e com resoluções cada vez melhores, mas antes de fazê-lo é bom pensar em como lidar com as informações, tanto em alta quanto em baixa resolução.

Nessa busca por idéias achei alguns códigos em AJAX muito interessantes e um deles até já incluí na ultima atualização do site do LPM.

A primeira idéia (já incluída na página incial do site) é a de apresentar as figuras de uma forma mais intuitiva do que apenas "clique nela e veja em outra janela". A internet hoje em dia está deixando de ser apenas páginas como folhas de um jornal e andando mais em direção a aplicativos. Com o novo recurso, quem clicar nas figuras laterais e inferiores da página principal pode conferir na mesma janela a figura selecionada, inclusive podendo navegar nas próximas figuras do resumo (experimente clicar com a seta do teclado para os lados e você pode navegar nas figuras de resumo do site).

A próxima idéia que colocaremos em prática ainda está sendo cozida e preparada, mas em breve comentaremos aqui no blog em primeira mão!

Nenhum comentário: