Opensocial e Previsão do Tempo

Veja Também:
- Widgets de Previsão do Tempo para Blogs e Sites
- Gadgets de Previsão do Tempo para iGoogle
- Complemento de Firefox para Previsão do Tempo
- Previsão do Tempo no Orkut


Já tem alguns meses que o Orkut tem aceitado a inclusão de aplicativos no perfil das pessoas, mas era um processo ainda fechado para desenvolvedores, chamado Orkut Sandbox. Agora que aos poucos o Orkut vai migrando totalmente para o suporte a aplicativos sociais, vem a pergunta: SERÁ QUE OS APLICATIVOS DE METEOROLOGIA FARÃO SUCESSO? Só o tempo dirá, mas que há um potencial enorme, não há dúvida.

Na época que o Sandbox do Orkut foi liberado, eu fiz um rascunho de algo que eu gostaria de ter no meu perfil. Claro que não era nada "lindo" nem "vendável", mas apenas uma aplicação simples com três abas: "LPM", "LPM Pro" e "CPTEC".

Em "LPM" eu coloquei alguns produtos de previsão do tempo para o Rio de Janeiro, gerados pelo Laboratório de Prognósticos em Mesoescala da UFRJ, onde eu sou colaborador.

Em "LPM Pro" eu coloquei figuras mais técnicas, como imagens de satélite, meteogramas, diagramas termodinâmicos e dados observados, descaradamente extraídos da página inicial do LPM.

Em "CPTEC" eu coloquei algumas figuras que eu acho muito interessante do site do CPTEC, todas com link para o site deles, onde pode-se obter maiores detalhes e interpretações das previsões. Eu incluí, além das previsões de praxe, as cartas sinóticas e uma imagem de radar da cooperação CPTEC-IPMET.

Sabe quanto tempo eu levei para fazer isso? Apenas umas 2 horas, indo de tutorial em tutorial.

Quem quiser testar o aplicativo e tem uma conta no Orkut Sandbox pode testá-lo copiando o link http://luizrodrigotozzi.googlepages.com/lpm2.xml na seção de aplicativos do SandBox ou simplesmente indo no meu perfil de Sandbox.

Quem tem a conta regular de Orkut tem que esperar o Google botar esse aplicativo no diretório de aplicações do Orkut, o que ainda não sei quanto tempo vai demorar...

Até o dia de hoje (13/7/2008) nenhuma das grandes empresas de previsão de tempo do Brasil incluíram seus gadgets no Orkut. Será que é "incompetência" (ler "atraso") ou elas estão preparando algo realmente bom e interativo para lançar? Lembrando que o OpenSocial gera aplicativos sociais, ou seja, que permitem interação entre pessoas da mesma comunidade (no caso o Orkut).

É esperar e ver, pois muitos estão ganhando muito dinheiro com aplicativos sociais no exterior, especialmente no MySpace e no Facebook.


Veja Também:
- Widgets de Previsão do Tempo para Blogs e Sites
- Gadgets de Previsão do Tempo para iGoogle
- Complemento de Firefox para Previsão do Tempo
- Previsão do Tempo no Orkut

Nenhum comentário: