Programa para evitar a fadiga no computador

Ultimamente devido ao trabalho e aos estudos eu não tenho mais saído da frente do micro. Só quem passa mais de 10, 14 horas direto sentado na frente de um monitor sabe o quão exaustivo e cansativo isso é para o corpo e para a mente de uma pessoa.

Pois eu achei um programa bem legal para me ajudar a lembrar de dar uns intervalos de vez em quando. O programa se chama Workrave e pode ser baixado aqui.

Esse programa fica residente ali perto do relógio da barra de tarefas contando o tempo de atividade do computador e em intervalos pré estabelecidos ele avisa que é hora de dar uma parada.

Existem três tipos de pausa (mini-pausa, pausa para descanso e limite de uso diário) e é possivel personalizar os intervalos. Eu por exemplo uso uma micro pausa de 30 segundos a cada 45 minutos, um descanso de 10 minutos a cada 4 horas e não ligo o limite diário.

Durante os intervalos ou ele te expulsa do micro pedindo para ir andar e fazer outra coisa ou indicar alguns exercícios na tela. O exercício da figura, por exemplo, é para evitar a fadiga ocular, mudando o foco do monitor para um objeto mais distante.



Apesar das figuras estarem em inglês, grande parte da interface está em português. Vale a pena conferir, especialmente para quem é "heavy user" e não tem um irmão mais velho ou um pai chato para "ajudar" a controlar o uso do computador.

Nenhum comentário: