Ensino de Meteorologia e Oceanografia

Hoje eu precisei usar conceitos que há muito tempo eu não via em Meteorologia. Precisava ter idéias sobre como calcular visualmente a área CAPE a partir de uma série de vetores que no final de tudo se transformariam num diagrama termodinâmico (SkewT, para os íntimos).

Já fazia tanto tempo que não mexia nesse código e que não mexia com SkewT que fui consultar um site que há muito tempo atrás me recomendaram. Ele era muito bom.

E qual a minha surpresa em ver que ele está ainda melhor!

O site em questão é o portal MetEd, do programa COMET, da UCAR. O portal MetEd (Meteorology Education and Training) vem desde 1989 mantendo um sistema bem intuitivo e ilustrativo de se ensinar meteorologia. Ele abrange os seguintes tópicos:

# Aviation Weather
# Climate
# Coastal Weather
# Convective Weather
# Emergency Mgmnt
# Fire Weather
# Fog and Low Stratus
# Hurricanes/Tropical
# Hydrology/Flooding
# Marine Met/Oceans
# Mesoscale Met
# Mountain Met
# NWP (Modeling)
# QPF (Precipitation)
# Radar Meteorology
# Satellite Meteorology
# Space Weather
# Winter Weather
# Other

Na prática, é um lugar muito bom para reciclar conceitos, aprender aquela matéria que a gente sempre confunde ou mesmo ser um apoio para matérias básicas como Meteorologia Geral, Climatologia Geral ou Oceanografia Geral.

No meu caso, entrei no site, busquei por CAPE, selecionei o primeiro link e tive uma longa aula interativa e visual sobre como entender esse conceito, com um infográfico relacionando o desenvolvimento de uma nuvem profunda e seu SkewT.

Dica muito boa para quem quer se aprofundar em meteorologia e precisa de material bem ilustrativo e mastigado!

Nenhum comentário: