Visualização de previsão numérica de tempo do CPTEC/INPE

Quem me conhece ou já acompanha o blog há mais tempo sabe que eu sou bem exigente com a análise e visualização dos produtos de previsão de tempo. Afinal, de que adianta uma boa previsão se ela é difícil de ser visualizada? De que adianta uma boa física se não conseguimos traduzir essa informação em algo útil para nossas necessidades?

Pois o site de previsão numérica do CPTEC/INPE foi totalmente remodelado (junto com o restante do portal do centro) e ganhou um serviço bem interessante de visualização online de campos e produtos de meteorologia.



O visual é bem compacto e as ferramentas são intuitivas (diferente daquela animação antiga, que era bem confusa de se usar). A animação agora é bem localizada e simples, usando com certeza várias das idéias que já tinham sido comentadas aqui no post Animando mapas de meteorologia. Um destaque é o zoom e movimentação do mapa, que funcionam muito bem e NÃO PIXALIZA A IMAGEM, algo que era minha reclamação com o sistema SIGMA do DSA. O exemplo abaixo mostra bem que não há perda de qualidade com o zoom.



Há ainda a geração dinâmica de meteogramas e perfis verticais, bastando clicar na opção desejada e depois no ponto de interesse. Isso sem contar na opção de salvar as figuras em PDF (que podia ter algumas opções de personalizar o texto e o nome do arquivo, mas que seja...).

O desempenho também está muito bom, muito superior do que os primeiros protótipos de anos atrás.

Em resumo, parece que o pessoal da Visualização do CPTEC estava inspirado dessa vez e fez um ótimo trabalho! Valeu a pena eu encher a paciência deles, viu?! risos

Nenhum comentário: