OpenGrADS: uma nova versão do GrADS com grandes melhorias

Veja Também:
- OpenGrADS Cookbook


Com toda certa quem trabalha com meteorologia já usou o GrADS. É o programa mais manjado e utilizado de visualização de dados em formato de grade da nossa área. Mas é também o que mais recebe reclamações, tanto pela dificuldade em fazer as coisas mais simples (importar um mapa de bacias, por exemplo, era mais artístico do que científico!) quanto pelas poucas atualizações que vinha tendo (a versão 1.9b4 que a maioria usa foi lançada no começo de 2005!).

Felizmente agora no final do mês foi criado um projeto de código livre chamado Open GrADS, que "busca desenvolver interfaces avançadas e extensões baseadas na base do GrADS." A idéia é muito boa, com um conceito bem mais atual de desenvolvimento de software. É possível baixar um pacote e instalar no seu micro (ainda em TAR, mas deixa pra lá!) ou mesmo usar o CVS para estar sempre em dia com as atualizações do OpenGrADS.

Na prática serão os mesmos comandos já manjados ("set gxout shaded", "d temp", "set lev 500", etc...) só que acrescidos de mais opções à medida que as extensões vão evoluindo e novos pacotes são criados.

Outra frequênte reclamação contra o GrADS era a sua dificuldade em conversar com outras linguagens e plataformas de desenvolvimento. Esta é uma das prioridades deste OpenGrADS, que está habilitando extensões de compatibilidade do programa com Python, Perl, MatLab, etc. Os desenvolvedores do projeto criaram também uma página de Wiki para que a comunidade não só consulte, mas também colabore na construção do novo projeto.

Finalmente uma ótima notícia para quem desenvolve produtos de meteorologia. Tinha muita gente ganhando dinheiro montando complexos sistemas que faziam exatamente o que o GrADS fazia mas de uma forma bonita, eficiente e com uma "cara" mais atual de web 2.0. Agora finalmente poderemos voltar a usar o GrADS sem reclamar!

Bem, mas como reclamar faz parte da natureza humana, alguém me explica por que o símbolo do projeto é uma tartaruga? É um sinal que as coisas não serão tão mais rápidas que antigamente?


Veja Também:
- OpenGrADS Cookbook

Um comentário:

Unknown disse...

Toçi,

Está tendo uma recaída pelo GrADS é?! hehehe Deixando a brincadeira de lado, a mim parece que este "novo" GrADS está bem melhor mesmo. O próprio "pai do GrADS", o Arlindo, esteve por aqui umas duas semanas atrás. Ele mostrou um novo comando que gera figuras em uma qualidade infinitamente superior às anteriores. Acabaram-se aquelas fontes grotescas das velhas figuras do GrADS. Use o comando gxyat para gerar uma PNG, por exemplo, e depois me conta o que vc achou...

Big abraço