Gadgets de Previsão do Tempo para iGoogle

Veja Também:
- Widgets de Previsão do Tempo para Blogs e Sites
- Complemento de Firefox para Previsão do Tempo
- Opensocial e Previsão do Tempo
- Previsão do Tempo no Orkut


Mês passado eu escrevi um post avaliando uma das ferramentas que mais crescem na internet, os Widgets de Previsão do Tempo para Blogs e Sites. O post tem dado muito o que falar, pois o "mercado" é bem competitivo.

Mesmo com a chegada do OpenSocial e do Sandbox do orkut, outro tipo de mini aplicativo continua firme e forte na internet: os gadgets de iGoogle.

O iGoogle para quem não sabe é a página personalizada do Google. Imagina só entrar na página do Google e ver seu email, calendário, notícias, bloco de notas, lista de tarefas e tudo mais, a um clique de distância. Isto é o iGoogle e a meteorologia está ali também.

Por padrão esta página personalizada já tem uma previsão do tempo mas ela é bem limitada no que diz respeito a quantidade de cidades. Por isso aí vão duas dicas para quem quer um gadget de previsão do tempo bem feito no seu iGoogle.


Climatempo

Pode parecer até propaganda gratuita para a Climatempo, mas na realidade eles têm feito muito bem seu papel de divulgadora de ferramentas de previsão do tempo. Não trabalho lá e nem sequer acompanho a previsão que eles fazem para saber se é boa ou ruim, mas não há duvidas que este é um ótimo gadget.

O mini aplicativo é basicamente uma caixa simples e leve com quatro abas: Previsão, Vídeos, Notícias e Satélite. A figura aí do lado mostra quatro versões da caixa, uma com cada aba selecionada.

A aba Previsão traz uma previsão bem explicada para hoje e mais quatro dias com a opção de mudar de cidade no próprio gadget. A aba Vídeos traz links para os últimos vídeos de previsão do tempo, com o mapa e a moça do tempo como de costume. A aba Notícias é apenas uma listagem do feed de notícias do canal, com informações do tempo no Brasil. Já a última aba mostra uma animação com a imagem de satélite (meio pesada, mas a idéia é boa).

Gostei do aplicativo, mas, como nem tudo são flores, o aplicativo tem uns problemas de esquecer a cidade selecionada toda vez que se entra no iGoogle (algo chato se você não for morador de São Paulo, a cidade padrão!) e também o aplicativo não funciona bem ainda no sandbox. Mas para o iGoogle é uma ótima pedida.


Meteorologia (Meteo-si)

Este aplicativo me chamou a atenção. Ele incorpora um sistema que funde muito bem Google Maps e dados meteorológicos.

Basicamente o aplicativo é uma caixinha com um mapa interativo à la Google Maps onde você pode interagir com o mapa e, ao dar um clique duplo sobre qualquer local, você tem a condição de tempo atual naquele local ou na estação mais próxima. Vou falar mais sobre este sistema e o uso de mashups de Meteorologia na parte II do post Meteorologia e Web 2.0 - Parte I, que ainda está no forno.


Claro que apesar dos problemas o gadget da climatempo é o melhor de todos os gadgets em português (até por só terem apenas dois!).

Será que os empresários e tomadores de decisão em meteorologia vão esperar o OpenSocial bombar e crescer para correr atrás do prejuízo, como sempre é feito nesta área? Só o tempo dirá!


Veja Também:
- Gadgets de Previsão do Tempo para iGoogle
- Complemento de Firefox para Previsão do Tempo
- Opensocial e Previsão do Tempo
- Previsão do Tempo no Orkut

Um comentário:

Anônimo disse...

Gostaríamos de estar fechando uma parceria com os seus blogs.
O nosso é o www.perolaspoliticas.com
Poderia ser na base de troca de banner ou de link. O que achas ?