Medida provisória

Estava lendo de novo o Ex Blog do Cesar Maia (ta virando propaganda!) e notei que não entendo a "Medida Provisória".

Por definição bem geral, o legislativo faz leis e decide quais entra em vigor enquanto o presidente come rosquinhas, diz "sim bem" e representa o país. Isso seria o ideal.

Mas, usando as MPs como elas estão sendo usadas a anos, o presidente apresenta as "leis" (MP ainda não é lei, mas sim uma pseudo-lei) e ao congresso cabe derrubá-las ou não e ainda fazer de tudo para prorrogar essas MPs, se for do agrado da maioria.

Na prática o legislativo está num processo cíclico onde não existem leis pois as pseudo-leis reinam. Isso somando às milhares de CPIs fazem com que o legislativo todo NÃO FUNCIONE. Fica aquela correria de, ao invés de consertar um cano de casa, ficar remendando, remendando, remendando, sendo q cada remenda precisa de uma remenda da remenda, etc...

Qual a solução? Sinceramente não sei. Mas o que eu sei é que o problema do Brasil está parecendo não ser apenas corrupção, mas sim FALTA DE GERÊNCIA CRÔNICA!

Um comentário:

Mary disse...

É o que eu digo, esse negócio que venderam com o nome de democracia não está funcionando aqui. A solução, claro, não é fechar o Congresso e começar uma ditadura, mas acho que com estes senadores e deputados, nem adiantar propor nada. :P (isso merece um post meu... hehe)