Desbloqueio de celular

Putz, a primeira vez que vi o comercial da Oi sobre desbloqueio de celular, tive 2 impressões:

1) uma ótima peça de marketing, com um apelo muito bom, campanha bem feita e bem popular.
2) mas afinal, quem é que queria esse desbloqueio tão apaixonadamente a ponto de uma campanha dessas?

Na época foi feito um levante que mais parecia uma revolução. Pessoas indo as ruas, marchando por seus direitos de ter a liberdade de escolha, caras pintadas, sangue em suas espadas, clamando por justiça e etc... Bem, foi isso que a Oi mostrou, mas recentemente li um texto que fala sobre os frutos dessa estratégia da Oi e a posição das outras teles a respeito:

"A 23 de maio passado a Oi anunciou que não comercializa mais celulares com chips bloqueados, liberando os clientes para escolher seu fornecedor de serviço de telefonia móvel. A companhia defende que sua atitude é uma resposta às necessidades dos usuários, citando recente pesquisa de mercado. Esta nova campanha chega alguns meses após o anúncio de adoção de um modelo comercial pelo qual os fornecedores vendem seus modelos de celulares diretamente aos varejistas, impondo sua posição de concentrar-se nos serviços, mais do que na venda ou distribuição de aparelhos.

Sob nosso ponto de vista, este movimento faz sentido no caso de uma companhia que encara um mercado em crescimento lento na primeira metade do ano, e tem escala limitada para competir com o trio que lidera a arena competitiva do setor. Por outro lado, Vivo, TIM Brasil e Claro não têm razões de mudar seus planos de vendas, dado serem responsáveis por 80% das novas adições de assinaturas em 2007. De qualquer forma, não esperamos que esta iniciativa tenha impacto significativo nas vendas de aparelhos em longo prazo.

Na análise Unblocked Handsets: Why Oi is Doing It and Why Competitors Won't Follow, estimamos que não se deva esperar que os três principais concorrentes adotem a mesma estratégia comercial da Oi. Estes tres competidores - Vivo, TIm e Claro - reforçam posição em sentido contrário ao da Oi e não dão qualquer sinal de que pretendam mudar.

Sob nossa óptica, é pouco provável tenha um impacto decisivo sobre as vendas de aparelhos, quanto à dinâmica de mercado, mesmo suportada por uma campanha publicitária massiva."

(fonte: Thesis)

Tenho a mesma opinião do cara do texto. Já tive 5 ou 6 celulares na vida. Pelo menos 3 deles eram QUASE os melhores da época e tudo isso devido aos BENEFICIOS DO BLOQUEIO. Comprava celulares de 600 reais por 30, me mantendo na carência por 12 meses.

O que eu acho interessante na propaganda da Oi é que ela esquece de dizer que o Oi Chip ainda tem uma carência quando é de conta. Ou seja, na prática só muda uma coisa: ao invs de ir comprar seu celular na loja da Oi e sair falando, agora você vai comprar um celular nas Americanas e ir na Oi e depois sair falando.

Risos

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