Transcrição de entrevistas em MP3 até 5 vezes mais rápida

Nesses últimos meses caiu nas mãos da Mari um trabalho longo e árduo de transcrição de entrevistas em MP3.
Quem é da área de comunicação ou de humanas em geral sabe muito bem do que eu estou falando. Você faz uma entrevista ou grava uma aula em fita ou MP3 e quer passar o conteúdo falado de áudio para texto. Ela até achou que seria simples. Ledo engano!
A vi penando as primeiras horas de transcrição e tomei para mim a tarefa de otimizar esse processo (a minha veia de desenvolvedor de sistemas bateu mais alto nessa hora!). Acabei conseguindo acelerar em quase 5 vezes o tempo de transcrição da Mari e achei legal compartilhar esse truque.


PROGRAMA UTILIZADO

Inicialmente tentei fazer o que ela estava fazendo, de usar o media player mesmo, mas ficar indo e vindo de janelas fazia o trabalho ficar muito muito lento. Decidi então por usar um MP3 player ou um CD player, mas toda hora eu tinha que ficar voltando e sempre me confundia nos botões e na prática acabou sendo tão confuso quanto.

De repente achei um programa gratuito na internet chamado Express Scribe, que é específico para transcrição profissional de entrevistas e áudio em geral. Com ele você não precisa ficar trocando de telas para parar, voltar, dar play nem nada disso. Ele tambêm tem um método para diminuir a velocidade da gravação sem distorcer muito o que está sendo dito. Ele é realmente fantástico!

Já achei muitos sites falando sobre esse programa, mas nenhum falava sobre a melhor coisa dele: a opção PEDAL.


PEDAL

O transcritor profissional tem o fone de ouvido na cabeça, o teclado nas mãos E UM PEDAL NOS PÉS, controlando o andamento da fita. Com isso não é necessário tirar as mãos do texto para voltar e tentar ouvir aquele trecho que não ficou tão claro. No site do programa Express Scribe tem à venda um pedal para transcritores por "apenas" 80 dólares (e ainda deve ter o frete!). Mas eu conegui uma forma caseira de fazer um pedal e foi isso que acelerou meu trabalho.


PEDAL "CASEIRO"

Na prática o que chamam de "pedal" é apenas uma caixa com um, dois ou três grandes botões, para acelerar, retroceder ou dar play com o pé. Quando entendi isso, pensei em algo meio absurdo mas que deu certo: pluguei um desses joysticks de 20 reais da Clone/Leadership na porta USB, botei ele no chão, falei para o programa que ele era o pedal, apertei o botão e.... FUNCIONOU. Até hoje lembro que a Mari não acreditou quando falei da minha idéia, mas acabou a adotando e deu certo!

Eu configurei o pedal como se fosse um pedal de apenas um botão, dessa forma eu aperto o botão 2 do meu joystick com o meu pé e ele toca o audio. Quando eu solto o botão, a transcrição pára. Existem formas de configurar ainda para voltar e avançar usando o pedal-joystick, mas aí acabava me confundindo. Aqui embaixo botei um exemplo da minha configuração, mas vale a pena testar e ver com qual você se sente mais a vontade.


Com essa solução caseira, consegui acelerar muito o processo sem sequer tirar a mão do teclado para pausar ou despausar.

Espero que esse post ajude quem precisa fazer esse tipo de serviço e gasta horas e horas para fazer uma hora de áudio. A Mari mesmo já estava ficando de cabelo em pé de tanto transcrever e sei que esse esquema de pedal foi fundamental para ela fazer melhor o trabalho dela.

25 comentários:

V.K. disse...

Excelente dica. Muito obrigado! Valdemar Kjaer

Anônimo disse...

genial!

Anônimo disse...

EXCELNTE MEU CARO!!!! ERA TUDO O QUE EU PRECISAVA!!!!

OBRIGADO POR PROCURAR SOLUÇÕES PARA AS NOSSAS INQUIETAÇÕES.

Abraços
Nicolás

Anônimo disse...

Muitíssimo bom!!! Funcionou mesmo!!! Você é um gênio!

Helena Rodrigues de Sá disse...

Esse é um exemplo dos melhores para entender o que é inteligência coletiva! O seu saber sendo acionado para o bem estar do outro, do grupo! Parabéns pela sua ideia genial! Valeu!

Inara Cavalcante disse...

Muuuuito bom!!!!Ótimo adorei mesmo!!!
Inara

Eu, Polyana disse...

Mêo! Instalei como pedal o meu tapete de DDR (sabem aqueles tapetinhos de dança?).

Tô rindo a toa!

Valeu!

Eu, Polyana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Demais Vídeos disse...

Excelente cara... Resolveu meu problema. Principalmente pq estou começando agora com as transcrições e vou me adaptar ao método sem vícios! Muito Obrigado!!!

Dani Araújo disse...

Tem como instalar o tapete ddr pra mesma função, num pc?! Alguém me ensina?

Unknown disse...

Adorei! Muito obrigada pela dica!! Fernanda

Pollyana Maria disse...

Instalei e vou usar! Tenho 5 entrevistas de em media 3h cada pra transcrever e esse programa vai me ajudar demais. Que dica boa, parabéns e obrigada mesmo !!!

Sarah Mascarenhas disse...

Boa agora que achei a versão pra linux!!!

joaninha disse...

eheheh muito bom, obrigado mesmo*

Andy Gyorfi disse...

Olá Luiz!
Nossa, bem que falam que na net vc tá procurando uma coisa, e acha outra! Nem sempre úteis como o seu post.
Sou estudante de história, então imagine meu drama, no moneto tenho que fazer uma entrevista e "transcrevê-la", e era isso que eu procurava, ideias para agilizar, e voala! Seu bog. Que achado!
Baixei o software, falta o parte do "pedal", que é importante.
Abraços! : )

Andy Gyorfi disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Andy Gyorfi disse...

Olá Luiz!
Nossa, bem que falam que na net vc tá procurando uma coisa, e acha outra! Nem sempre úteis como o seu post.
Sou estudante de história, então imagine meu drama, no moneto tenho que fazer uma entrevista e "transcrevê-la", e era isso que eu procurava, ideias para agilizar, e voala! Seu bog. Que achado!
Baixei o software, falta o parte do "pedal", que é importante.
Abraços! : )

mrs.butterfly disse...

Transcrições => ljdias.rjo@gmail.com

Francisco Martins disse...

Simplesmente genial, Tozzi. Duas mãos na roda no trabalho de transcrição xD

mrs.butterfly disse...

Transcrições => ljdias.rjo@gmail.com
Orçamentos

Andréia Attanazio disse...

Nossa!!! Vc, realmente, é mto inteligente!! Muitíssimo obrigada por compartilhar sua idéia com a gente!!!!!

Unknown disse...

Genial! Valeu, cunhado!

Diana Pilatti disse...

Olá.
Como ficam os textos transcritos? Exatamente como a pessoa falou? Ou o programa faz as correções parciais (ex. eli bebi leiti = ele bebe leite.)

Adriana Souza disse...

Ótima dica! Obrigada!

valaacola disse...

Excelente ideia. Uso o Scribe nas eleições e foi um achado. Aumentou 70% a produtividade e com essa manha do PEDAL fica melhor ainda. Valeu pela dica e parabéns.