- OpenGrADS Cookbook
Com toda certa quem trabalha com meteorologia já usou o GrADS. É o programa mais manjado e utilizado de visualização de dados em formato de grade da nossa área. Mas é também o que mais recebe reclamações, tanto pela dificuldade em fazer as coisas mais simples (importar um mapa de bacias, por exemplo, era mais artístico do que científico!) quanto pelas poucas atualizações que vinha tendo (a versão 1.9b4 que a maioria usa foi lançada no começo de 2005!).Felizmente agora no final do mês foi criado um projeto de código livre chamado Open GrADS, que "busca desenvolver interfaces avançadas e extensões baseadas na base do GrADS." A idéia é muito boa, com um conceito bem mais atual de desenvolvimento de software. É possível baixar um pacote e instalar no seu micro (ainda em TAR, mas deixa pra lá!) ou mesmo usar o CVS para estar sempre em dia com as atualizações do OpenGrADS.
Na prática serão os mesmos comandos já manjados ("set gxout shaded", "d temp", "set lev 500", etc...) só que acrescidos de mais opções à medida que as extensões vão evoluindo e novos pacotes são criados.
Outra frequênte reclamação contra o GrADS era a sua dificuldade em conversar com outras linguagens e plataformas de desenvolvimento. Esta é uma das prioridades deste OpenGrADS, que está habilitando extensões de compatibilidade do programa com Python, Perl, MatLab, etc. Os desenvolvedores do projeto criaram também uma página de Wiki para que a comunidade não só consulte, mas também colabore na construção do novo projeto.Finalmente uma ótima notícia para quem desenvolve produtos de meteorologia. Tinha muita gente ganhando dinheiro montando complexos sistemas que faziam exatamente o que o GrADS fazia mas de uma forma bonita, eficiente e com uma "cara" mais atual de web 2.0. Agora finalmente poderemos voltar a usar o GrADS sem reclamar!

Bem, mas como reclamar faz parte da natureza humana, alguém me explica por que o símbolo do projeto é uma tartaruga? É um sinal que as coisas não serão tão mais rápidas que antigamente?
Veja Também:
- OpenGrADS Cookbook
Dizem que o Boomerang Mix é mais do que um fast food, menos do que um restaurante, mas com um cardápio tão extenso que permite agradar gregos e troianos e é verdade!
Vale a pena conferir e não é muito caro para a qualidade e diversidade da comida. Duas pessoas comendo um crepe salgado e um crepe doce, ainda com bebida, fica em torno de 30 reais.


A teoria é simples, mas a prática é bem mais complicada. Incluir dados na análise é um processo bem delicado e deve-se ter cuidado para o modelo numérico não ficar com "má digestão" ao absorver um dado diferente do que ele esperaria. Várias técnicas existem e cada uma tem seu ponto forte e seu ponto fraco.








Um case bem interessante sobre consultoria de meteorologia para o mercado de vestuário é o da empresa canadense 