Programa para evitar a fadiga no computador

Ultimamente devido ao trabalho e aos estudos eu não tenho mais saído da frente do micro. Só quem passa mais de 10, 14 horas direto sentado na frente de um monitor sabe o quão exaustivo e cansativo isso é para o corpo e para a mente de uma pessoa.

Pois eu achei um programa bem legal para me ajudar a lembrar de dar uns intervalos de vez em quando. O programa se chama Workrave e pode ser baixado aqui.

Esse programa fica residente ali perto do relógio da barra de tarefas contando o tempo de atividade do computador e em intervalos pré estabelecidos ele avisa que é hora de dar uma parada.

Existem três tipos de pausa (mini-pausa, pausa para descanso e limite de uso diário) e é possivel personalizar os intervalos. Eu por exemplo uso uma micro pausa de 30 segundos a cada 45 minutos, um descanso de 10 minutos a cada 4 horas e não ligo o limite diário.

Durante os intervalos ou ele te expulsa do micro pedindo para ir andar e fazer outra coisa ou indicar alguns exercícios na tela. O exercício da figura, por exemplo, é para evitar a fadiga ocular, mudando o foco do monitor para um objeto mais distante.



Apesar das figuras estarem em inglês, grande parte da interface está em português. Vale a pena conferir, especialmente para quem é "heavy user" e não tem um irmão mais velho ou um pai chato para "ajudar" a controlar o uso do computador.

Usando o WinSCP a partir do pendrive

Nesse post ensinaremos a instalar e usar o WinSCP a partir do pendrive. A maior vantagem de fazer isso é que, independente de que máquina você use, suas configurações são sempre as mesmas, tudo sempre igual.

INSTALAÇÃO

O primeiro passo é baixar o WinSCP a partir da página http://portableapps.com/apps/internet/winscp_portable, clicando no link DOWNLOAD. O arquivo tem em torno de 1,5 Mb.

O segundo passo é instalar. Deve-se abrir o arquivo que foi baixado. Talvez o Windows dê um alerta por ser um executável, mas clique em EXECUTAR.



Depois dê "Next".



Nesta janela deve-se clicar em "Browse..."



e escolher o drive do seu pendrive, no meu caso ele é o "F: (PENTOZZI)".



Clique OK e o endereço dessa janela deve se atualizar para [DRIVE]:\WinSCPPortable. Clique em "INSTALL".



Espere um pouco até aparecer a janela abaixo:



Clique "Finish" e o programa já está instalado!



USANDO O PROGRAMA


Para abrir o programa deve-se ir até o Windows Explorer e entrar no pendrive



e depois entrar no diretório WinSCPPortable e executar o programa WinSCPPortable.



O programa irá carregar e abrir a seguinte janela:



Nessa janela deve-se configurar a máquina (host name), o nome de usuário e a senha. Uma vez preenchido tudo é só clicar em "Login" e aguardar.

Se for sua primeira conexão a essa máquina pode ser que o Windows pule algumas janelas de aviso, como essa abaixo. É só clicar SIM para todas elas.



Uma vez feito tudo isso aparece a tela do WinSCP, onde a listagem da esquerda é referente ao computador local e a da direita, o computador remoto.



Para o caso de precisar de um cliente SSH para pendrive, eu recomendo o PuTTY Portable, de instalação e uso bem parecido.

Para dicas de como usar o SCP e SSH em linux, eu recomendo ler meu post sobre Dicas para SSH e SCP.

Opensocial e Previsão do Tempo

Veja Também:
- Widgets de Previsão do Tempo para Blogs e Sites
- Gadgets de Previsão do Tempo para iGoogle
- Complemento de Firefox para Previsão do Tempo
- Previsão do Tempo no Orkut


Já tem alguns meses que o Orkut tem aceitado a inclusão de aplicativos no perfil das pessoas, mas era um processo ainda fechado para desenvolvedores, chamado Orkut Sandbox. Agora que aos poucos o Orkut vai migrando totalmente para o suporte a aplicativos sociais, vem a pergunta: SERÁ QUE OS APLICATIVOS DE METEOROLOGIA FARÃO SUCESSO? Só o tempo dirá, mas que há um potencial enorme, não há dúvida.

Na época que o Sandbox do Orkut foi liberado, eu fiz um rascunho de algo que eu gostaria de ter no meu perfil. Claro que não era nada "lindo" nem "vendável", mas apenas uma aplicação simples com três abas: "LPM", "LPM Pro" e "CPTEC".

Em "LPM" eu coloquei alguns produtos de previsão do tempo para o Rio de Janeiro, gerados pelo Laboratório de Prognósticos em Mesoescala da UFRJ, onde eu sou colaborador.

Em "LPM Pro" eu coloquei figuras mais técnicas, como imagens de satélite, meteogramas, diagramas termodinâmicos e dados observados, descaradamente extraídos da página inicial do LPM.

Em "CPTEC" eu coloquei algumas figuras que eu acho muito interessante do site do CPTEC, todas com link para o site deles, onde pode-se obter maiores detalhes e interpretações das previsões. Eu incluí, além das previsões de praxe, as cartas sinóticas e uma imagem de radar da cooperação CPTEC-IPMET.

Sabe quanto tempo eu levei para fazer isso? Apenas umas 2 horas, indo de tutorial em tutorial.

Quem quiser testar o aplicativo e tem uma conta no Orkut Sandbox pode testá-lo copiando o link http://luizrodrigotozzi.googlepages.com/lpm2.xml na seção de aplicativos do SandBox ou simplesmente indo no meu perfil de Sandbox.

Quem tem a conta regular de Orkut tem que esperar o Google botar esse aplicativo no diretório de aplicações do Orkut, o que ainda não sei quanto tempo vai demorar...

Até o dia de hoje (13/7/2008) nenhuma das grandes empresas de previsão de tempo do Brasil incluíram seus gadgets no Orkut. Será que é "incompetência" (ler "atraso") ou elas estão preparando algo realmente bom e interativo para lançar? Lembrando que o OpenSocial gera aplicativos sociais, ou seja, que permitem interação entre pessoas da mesma comunidade (no caso o Orkut).

É esperar e ver, pois muitos estão ganhando muito dinheiro com aplicativos sociais no exterior, especialmente no MySpace e no Facebook.


Veja Também:
- Widgets de Previsão do Tempo para Blogs e Sites
- Gadgets de Previsão do Tempo para iGoogle
- Complemento de Firefox para Previsão do Tempo
- Previsão do Tempo no Orkut

Canal Fox: um ano de desrespeito


Hoje vi no BlogNaTV que o pessoal da Sociedade dos Blogs de Séries, mais especificamente o TeleSéries, está começando uma campanha anunciando o aniversário de um ano da decisão arbitrária da FOX, que há exatamente um ano atrás passou a exibir todas as suas séries do horário nobre dubladas, sem aviso nenhum. O canal ainda ignora solenemente a imprensa e os telespectadores quando questionada sobre o porquê de ter feito isso. Agora, série legendada só com o serviço de algumas TV por assinatura (o que não é meu caso).

Infelizmente a Sony e a Warner também não têm ficado para trás no que diz respeito a motivos para desagradar os usuários. A Warner parece falida, importando a maioria das séries que não fazem sucesso nos EUA, problemas sérios nas legendas e às vezes misturando o conteúdo em espanhol na programação em português! Já a Sony tem importado séries cada vez mais falidas fora do "prime time" e as legendas também estão cada vez mais a desejar.

É a hora de quem paga ser ouvido. Que tal começar espalhando essa campanha em sites, comunidades e entre os amigos? Se alguém tiver idéias boas sobre como reclamar ou divulgar, compartilhe conosco!